domingo, 20 de março de 2011

Você acha que já viu tudo em termos de controladoras midi? By DaV1t

Você acha que já viu tudo em termos de controladoras midi?

Além dos controladores midi convencionais como teclados, voltados a produção musical, temos os voltados a discotecagem, como o S4 da Native Instruments, Akai apc 40 e o DN MC-6000, abordado no meu ultimo artigo
(se você perdeu e ficou curioso para conhecer essa controladora, clique aqui.)

Nessa última categoria, vimos várias inovações oriundas de adaptações feitas em objetos voltados para outros fins a linguagem midi.
Iphone, Ipads e controles do Nintendo Wii se tornaram relativamente comuns em algumas cabines e apresentação em performances ao vivo (Live acts). Funcionam muito bem e são, sem dúvida, uma tendência sem volta. Mas a busca por novidades nessa area é incessante.

Há algumas semanas experimentei um jogo no X Box com o Kinect, um sistema de câmeras de infra-vermelho que permite aos jogadores usarem seu próprio corpo como controle no lugar dos tradicionais joysticks. Adorei a exepriência, mas você , leitor desse blog, deve estar se perguntando o que isso tem a ver com o tema desse post.

Pois bem, alguns hackers já desenvolveram métodos pra crakear o Kinect e adaptá-lo a linguagem midi. Duvida? Então dê uma olhada nesses videos abaixo.





O uso desse tipo de tecnologia tende a mudar, daqui a alguns meses, a maneira como as apresentações ao vivo ocorrerão. Podem anotar, em breve vamos ver algúem usando o kinect pra controlar efeitos no ar, tocar baterias e percussões virtuais, controlar sintetizadores com as mãos vazias ou, até mesmo, permitir a interação do público na projeção de imagens e videos ou construção de sets por meio do uso do Kinect.

Basta que os preços caiam e esse tipo de tecnologia se desenvolva um pouco mais e teremos isso bem difundido na cena dam úsica eletrônica. Eu, particularmente, sou apaixonado por controladoras midi e os software’s pore les controlados, pois creio que eles permitiram a popularização do universo da discotecagem.

Discussões a parte, sobre consequências boas e ruins dessa popularização, uma coisa é certa, esse é um caminho irreversível e as controladoras midi farão parte, por um bom tempo, dessa realidade. Quem viver, verá!


-----------------------------------
DaV1T é DJ, remixer e produtor em Brasília, amante incondicional da House Music, colaborador e co-fundador do PORTAL DO PRODUTOR
-----------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e expor sua opinião.Volte sempre e nos ajude a ajudar!