quinta-feira, 17 de março de 2011

Denon DN–MC 6000 By DaV1t

Você já ouviu falar da Denon DN–MC 6000?





Esse controlador midi da tradicional fábrica de equipamentos para dj’s Denon, passou desapercebida pela maioria dos sites e blogs sobre música eletrônica e djing no Brasil. Pois bem, estamos aqui pra desfazer essa injustiça. Afinal, essa é uma excelente alternativa a S4 da Native Instruments, que apesar de várias críticas positivas, ainda é mais cara que a DN–MC 6000.

Na verdade, a DN–MC 6000 é uma controladora midi para software’s com 4 decks e um misturador completo, com placa de som usb integrada e procesador de efeitos para microfone. Você pode estar se perguntando: “mas ele funciona com qual software?”. A resposta: qualquer um que aceite uma midi controller.



Assim sendo, a desvantagem aparente de não ter um software dedicado, como a S4 tem, cai por terra ao se imaginar as possibilidades de usar, inclusive o traktor 2, que deve ser lançado em outubro. Quer mais uma vantagem? O valor de venda está na ordem de 950 dólares, enquanto a S4 custa 999 dólares (no site official).

A Denon DJ fornece este equipamento com o software Atomix Virtual DJ LE, nos Estados Unidos e Canadá, e com o Traktor LE da Native Instruments, para a Europa e Ásia, embora o DN-MC 6000 seja mapeável e compatível com qualquer outro programa. Compatível com Windows ou MAC OS, o MC 6000 inclui mais uma inovação importante, um crossfader para mistura de video com audio.



Além disso, cada um dos lados do controlador, é capaz de controlar até dois decks (reais ou virtuais) com um esquema de cores que fornece um indicador claro e intuitivo da máquina que estamos controlando. Mas o que chama mesmo a atenção pra qualidade do DN-MC 6000 é o modo como ele foi arquitetado.



Ele é um controlador MIDI implementado sobre uma mesa de mistura digital real (e não o oposto), permitindo processar livremente equipamentos externos sem termos que passar pelo computador e servindo num clube como um misturador dedicado, mesmo para quem não usa ainda software e prefere fontes convencionais como pick up’s ou cdj’s.

Tudo isso que já citamos faz do DN-MC6000 uma alternativa a ser cogitada no momento de adquirir uma controladora midi, mas se vc ainda não se convenceu de tudo o que esse brinquedinho oferece, vamos enumerar mais algumas características:

• Entradas com ganho seleccionável PFL e grandes medidores de programa;
• Sistema de Cue independente para todos os quatro canais;
• Função Split Cue com potenciómetro panorâmico Cue/Master;
• Faders de 45 mm nos canais e crossfaders;
• Comutador independente de canal A-B Thru (crossfader);
• Ajuste da acção do crossfaders, comutador de saída master em estéreo e mono;
• Amplificador para fones de alta qualidade;
• Circuitos de equalização independentes de equalização com 3 bandas configuráveis e funções “Kill” para cada uma;
• Teclas programáveis para armazenarmos os nossos parâmetros preferidos;
• Oito (4+4) teclas de cue/sampler com dupla tecla de selecção de bancos de som associadas;
• Funções de Auto loop com Beat Jump (loop cut);
• Teclas de loop in/out manuais;
• Grandes botões Cue e Play para os decks;
• Controles dedicados de efeitos MIDI (Efeitos com controles de parâmetros)
• Tecla de shift que nos permite acessar a controles diretos de funções de mistura, vídeo, modos scratch, sampler, etc.
• Selecionador completo de monitorização para fones ou cabines, com controle de nível.

Os jog wheels, são codificadores sensíveis ao toque de 105mm com tecnologia de alta resolução que visam conferir um grau de controle completamente novo, sobretudo quando utilizadas em conjunto com o novo pitch slider de 100 mm com resolução 14-bit e as famosas teclas “pitch bend” que são já marca registrada da Denon.




Além disso, a superfície pode ser configurada alternadamente para dois modos de controle, em estilo prato de vinil ou em modo Pitch Bend Jog.
No DN-MC6000 todas as teclas são iluminadas por LED, orientando-nos sobre as funções que temos ativas e os modos de controle dos diversos decks. Quanto As ligações de audio, tendão de aquiles de controladores midi anteriores, inclui duas entradas para pratos em RCA/Phono, entradas XLR combo TRS para microfone e linha, duas entradas auxiliares em RCA, com saídas balanceadas e não-balanceadas e saídas de gravação.

O DN-MC6000 possui também um comutador de encaminhamento específico para o áudio do interface USB.

A Denon ainda teve o cuidado de redesenhar a fonte de alimentação integrada e certificou o DN-MC6000 em termos de eficiência energética, implementando um modo ECO de baixo consumo para quando o equipamento se encontra em modo standby.

Mais informações pelo site: www.denondj.com



-----------------------------------
DaV1T é DJ, remixer e produtor em Brasília, amante incondicional da House Music, colaborador e co-fundador do PORTAL DO PRODUTOR
-----------------------------------

2 comentários:

  1. É isso ai dj mandou bem na explicação...
    gd abras!

    tOxa

    ResponderExcluir
  2. Obrigado DJ Toxa.

    Espalhe para os amigos, sobre o Blog.

    ABRAXX....Anderson Santos DJ

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar e expor sua opinião.Volte sempre e nos ajude a ajudar!