quarta-feira, 16 de março de 2011

PENSE PRÓ : Compra de Equipamentos By SoundShiver : compra de equipamentos

Pra quem acompanhou o primeiro post da sessão pensando pró, hoje vou falar um pouco sobre a compra de equipamentos para estúdio, afinal de contas, como um profissional pensa quando ele vai comprar equipamentos?



1. Aquilo que você precisa…

Todo produtor, como todo ser humano, tem desejos e vontades, claro que todo mundo quer ter um moog, uma genelec ou estúdio igual ao do Deadmau5, e claro, que essa não é realidade de todos.

Para meros mortais que produzem música eletrônica, um setup de estúdio com uma boa DAW, uma boa interface de aúdio (placa de som), uma boa controladora MIDI, bons monitores de referência e uma sala com acústica tratada basta!

Sim, com um setup simples assim é possível criar belas batidas, e o melhor, sabendo que você está ouvindo a realidade, já que você tem bons monitores de referência e uma acústica devidamente tratada.


2. Somente o necessário…

Quantos equipamentos você já comprou e vendeu logo em seguida? Quantas vezes você comprou um equipamento e depois de semanas (ou mesmo dias!) deixou o brinquedo de lado?

Lembre de todos os equipamentos que comprou e acabou não usando. Pesquisando e testando os equipamentos antes de comprar, pode mudar sua visão sobre um equipamento, tornando sua compra consciente!

Pesquise muito bem antes de comprar qualquer equipamento, veja especificações, saiba o que você está comprando, procure entender como esse novo equipamento vai interagir com o seu setup atual, nao se esqueça o estúdio é um meio-ambiente.

3. Conhecimentos antes, equipamentos depois…

Se voce é um produtor iniciante, deve saber o que isso significa, quantos equipamentos você adquiriu e depois ficou se perguntando como usar essa ou aquela função?

Você deve conhecer o seu equipamento antes de usá-lo, deve ler o manual antes de ligá-lo, acredite, você vai encontrar bastante informação em manuais e sites de fabricantes, eles são ótima fonte de informação e suporte, além de te ajudar a tirar máximo proveito do seu equipamento .

4. Conhece-te a ti mesmo…

Pensando em longo prazo, o que você faz? Qual a usa idéia? Você vai subir num palco e fazer um live? Ou você vai vender suas músicas e projetos abertos? Você vai criar samples e vender packs por aí? Como você pretende que seja seu set de equipamentos estúdio? E de live?

Não responda essas perguntas pensando no imediato, pensando no agora, responda pensando no longo prazo, quando seu live estiver pronto e suas músicas estiverem sendo vendidas no Beatport, como seria esse setup?

Vale a pena fazer pequenas compras de equipamentos baratos e inúteis? Ou é melhor fazer apenas uma ou duas grandes compras por ano? Como por exemplo investir em um compressor externo ou aquele synth, que, no fim das contas custam o mesmo valor de todas as pequenas besteiras que você comprou no decorrer do ano?

5. Quantidade não é qualidade…

Ok, vamos supor que o mundo é perfeito e que você tem o estúdio como o Deadmau5, ok? E aí? Qual o próximo grande passo? Você sabe mexer nos synths e nas DAWs? Você passou anos e anos estudando e entendendo sobre filtros, efeitos, eq, grooves, leads e pads? Não se esqueça, voce é um produtor musical e não um comprador de equipamentos.

Mantenha o foco no seu som, um bom equipamento ajuda no processo de criação, mas não necessariamente o torna mais fácil. Quanto mais equipamentos, mais coisas para aprender, mais recursos, mais cabos, mais, mais, mais! Você precisa mesmo de tudo isso?

Li recentemente uma entrevista com o produtor da Lady Gaga, falando que todos os todos os synths de suas tracks são criados com plug-ins nativos do Logic.

Você não precisa ter um mega setup para arrebentar nas pistas do mundo todo, é possível fazer isso com muito pouco, desde que os elementos certos estejam envolvidos no jogo: marketing, dinheiro, press release, midias sociais, contatos… As grandes gravadoras não vão lançar um guitarrista só por que o cara tem uma Gibson, da mesma forma nenhuma gravadora vai lançar um produtor só por que o cara tem um moog.

Entenda que no universo da música equipamentos são apenas meios, pelos quais se transmitem o que o compositor/produtor/arranjador/instrumentista tem para expressar (usando sua técnica) através da música. Equipamento não é sinônimo de qualidade e muito menos garantia de sucesso!

E você? Gostou do post? Já tinha pensado sob esse ponto de vista? Deixe sua resposta nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e expor sua opinião.Volte sempre e nos ajude a ajudar!