quarta-feira, 23 de março de 2011
USB3 e Thunderbolt chegaram: O que eles significam para DJing?
Quando o se trata de conexões é USB 2.O, é sabido que o dispositivo reina durante muitos anos.Firewire, apesar de suas especificações superiores, quando se trata de áudio, não conseguiu ganhar uma posição real no mundo das interfaces de áudio para DJ.Aliado a isso a facilidade e resposta do dispositivo USB 2.0 vem ditando o mercado.
USB 3.0 foi lançado discretamente e sem pompa a pouco mais de um ano, e a Apple apresentou recentemente a inclusão de uma tecnologia totalmente nova dentro de suas últimas MacBook Prós: Thunderbolt.
Quais são os benefícios dessas novas tecnologias?
SPEED - A velocidade não foi o grande trunfo quando surgiram USB 2.0 e Firewire - mas este gráfico mostra o quanto mais rápido USB3 e Thunderbolt é do que uma interface da geração atual.
Há uma outra vantagem na questão da velocidade das novas tecnologias 3.0 sobre USB 2.0, e isso se dá pela engenharia full duplex de transferência de dados - informações podem ser enviados e recebidos, ao mesmo tempo, e que leva a um sinal de dados muito mais estável, diminuindo a propensão seu áudio de falhar.
Thunderbolt é capaz de transferir dados a 10 Gbps, o dobro do USB 3.0, mas mesmo USB 3.0 é dez vezes mais rápido que USB 2.0 - abrindo as portas para vários canais de banda larga e áudio de baixa latência.
COMPATIBILIDADE -USB 3.0 é sendo compatível com dispositivos USB 2.0, Ainda que o usuário use uma ferramanta qualquer 3.0 tendo em sua máquina uma porta 2.0, a USB 3.0 leva ligeira vantagem nesse gargalo.
Tudo indica que os fabricantes de computadores vão integrar a tecnologia 3,0 em suas configurações, em pouco tempo e sem que as pessoas percebam.
O Colossal casamento entre a Intel e a Apple, as duas fabricantes por trás do Thunderbolt, significa quebrar alguns tabús. A intel ainda precisa rever sua política de planejamento visto que seus chipsets ainda não são capazes de receber a teclogia 3.0 de imediato, e a por suas vez a Apple não lançou e nem fez qualquer menção a tecnologia 3.0 em suas maquinas.
De de fato vimos Apple introduzir Thunderbolt, mas não USB 3.0 sobre o novo MacBook Pros - e é uma aposta bastante seguro supor que eles vão fazê-lo em outros produtos Mac (e talvez no IPAD), em futuras versoes.
Mais que apenas um nome - Há mais que um raio e um nome pomposo!
Thunderbolt é, essencialmente, a junção de dois protocolos em um único cabo: DisplayPort e PCI Express. É possívem então ter a capacidade cascateável para até seis aparelhos, para uma única porta o que o torna uma hun de altíssima performance e sem gargalos .
Assim, é capaz de ser o portal(hub) para um monitor, interface de áudio, um par de controladores de alta resolução , uma unidade externa e uma porta USB3 para um dispositivo de armazenamento portátil, podendo ser usado ao mesmo tempo, full time, e sem risco de travamentos ou gargalos.
o Futuro -
Agora é claro, temos que esperar o produto chegar de fato a todos os computadores e com isso testar na prática. Testar a enorme capacidade de transferir dados e gerenciar dispositivos USB funcionando em paralelo e diminuindo a flamigerada latência...pavor de todo e qualquer home studio.
Testar a capacidade de trabalhar com dois ou mais computadores trabalhando juntos , e não mais em paralelo. Interagindo simultaneamente com dois usuários.
Anderson Santos DJ Tweet
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar e expor sua opinião.Volte sempre e nos ajude a ajudar!