quinta-feira, 3 de março de 2011

Sonar X1 - PARTE 2

Conhecendo os Inspectors
Uma dica importante antes de entrarmos no Sonar X1: visite o site do projeto Música, Ciência e Tecnologia (www.ufrgs.br/mvs), idealizado pelo tecladista e professor Eloy Fritsch, criador do Museu Virtual do Sintetizador da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). O site disponibiliza informações, histórico, tutoriais, entrevistas e vídeos importantes relacionados ao universo da música eletrônica e informatizada produzida no Brasil e no exterior desde 1897, quando Thaddeus Cahill inventou o telarmônio - instrumento musical eletro-mecânico que entrou para a história. Elloy desenvolveu um trabalho precioso, fundamentado em pesquisa meticulosa que deve ser consultado e apreciado por todos os envolvidos com produção musical no Brasil.

No site encontram-se referências sobre meus livros, release de carreira, vídeos do YouTube e faixas de áudio dos CDs que lancei, assim como detalhes da carreira de diversos colegas tecladistas e produtores musicais que em muito contribuíram para a disseminação dos sintetizadores e da tecnologia dos computadores aplicada à música no Brasil. No DVD do documentário Música, Ciência e Tecnologia (distribuído juntamente com o livro da exposição realizada em outubro de 2010 na UFRGS), encontra-se disponível um clipe de uma apresentação que fiz há muitos anos na TV Manchete utilizando o segundo computador produzido pela Apple em 1984 (Apple II) e diversos teclados analógicos e digitais. Confira!

Introdução

No último número da AM&T iniciei a análise do novo Sonar X1 detalhando o ambiente de trabalho Skylight, as opções do Multidock e as mudanças cruciais que ocorreram em relação à versão anterior (Sonar 8.5). Apenas para lembrar, o X1 é um upgrade, já que o software foi muito modificado, e suas modalidades são Producer, Studio e Essential. Nesta série de análises terei como foco a versão Producer. Os testes estão sendo realizados em um computador Pentium x64 Intel i5 com placa-mãe Intel, 8GB de memória Kingston, três HDs de 500GB, placa de vídeo GeForce (1GB de memória), Windows7 Home Premium x64 e dois monitores de LED LG de 21,5".

Agora veremos todos os itens que compõem os Inspectors (inspetores). Eles estão dentro da coluna do antigo Track Inspector (inspetor de pista) e monitoram de forma muito clara todo o conteúdo da pista selecionada, assim como as pistas dos barramentos de saída principal (Master), os efeitos inseridos de forma global (auxiliares), as saídas direcionadas para fones de ouvido e o barramento utilizado para o metrônomo.

O Inspector pode ficar comprimido (collapsed), expandido, agregado (docked) ou solto (undocked) para ser movido para qualquer área. Para comprimir o visual do Inspector, clique com o botão esquerdo do mouse sobre as duas pequenas setas à esquerda e em cima da área do Inspector. Para expandi-lo, clique novamente. Para agregar ou deixar flutuante, clique nos quadrados do Dock/Undock. Treine bastante estas operações, pois você as usará bastante. A meu ver, a melhor disposição do Inspector quando se utiliza apenas um monitor é à esquerda, comprimido e agregado à área interna do Sonar. Quando for necessário acessar visualmente os itens de uma pista, basta clicar na seta e expandi-lo. Quando se utiliza dois monitores, a situação melhora muito: o Inspector pode ficar sempre expandido do lado esquerdo das pistas. O lado direito (esticado para o segundo monitor), é melhor para assentar o browser que dá acesso visual aos plug-ins e aos loops instalados no sistema.

Inspectors

Para visualizar os Inspectors, tecle I ou selecione Menu - View - Inspector. Esta seção foi bem modificada em relação ao 8.5, portanto, preste bastante atenção e exercite os passos a seguir:

1. Quando o Inspector é acionado, as abas do Clip, Track, ProCh aparecem desmarcadas. Isto significa que o que está sendo mostrado é apenas o Inspector geral (que agora disponibiliza duas colunas). Acione o Inspector (tecla I) e compare com o Track Inspector da versão 8.5.

2. Ao clicar na aba Clip, entra-se no Clip Properties (inspetor das propriedades do clip). Repare que, após clicar em Clip, a área do Inspector fica dividida. Na parte superior aparece um inspetor de propriedades específico do clip, e, na de baixo, continua a ser mostrado o Inspector geral. Este campo não é apenas um monitor das características do clipe. Pelo contrário: algumas modificações são possíveis. Para "mutar" um clip, marque a opção M, enquanto que para mudar as cores de fundo e de frente é necessário selecionar novas opções clicando na pequena seta à direita das cores.

Dentro do Clip Properties encontram-se, ainda, opções importantes como Groove Clip, Audio Snap e Clip Effects (que serão detalhados em breve). Estes recursos são também acessíveis através dos menus do X1. Contudo, a inclusão destas opções no Clip Properties proporciona mais agilidade no trabalho diário.

3. Ao clicar na aba Track, entra-se no Track Properties (inspetor de propriedades da pista). No campo Track Name é possível modificar o nome da pista. Novas cores podem ser escolhidas também. No campo Description (descrição) é possível escrever lembretes e observações a respeito da pista em questão. Por exemplo, se a pista é resultado de um bounce do Session Drummer, escreva "Session Drummer mixed" (ou "bounced").

3. Clicando na aba ProCh, habilita-se o Pro Channel - um processador múltiplo de efeitos que conta com compressor, equalizador e simulador de saturação à válvula. A princípio, o Pro Channel parece ter sido alocado erroneamente, pois não há uma conexão direta com as propriedades de cada pista, principalmente se não estiver habilitado. Um processador multiefeito desligado não pode ser considerado parte integrante da pista pois não está modificando nada. No entanto, se qualquer um dos efeitos for habilitado, aí sim, passa a ser parte integrante da pista e passível de ser analisado pelo Inspector. Deve ter sido uma difícil decisão escolher onde colocar o efeito múltiplo que pode ser usado rapidamente ao se clicar em uma pista. Acabou tomando o lugar do equalizador interno Sonitus das pistas do Sonar 8.5. Tanto que o equalizador do Pro Channel não desfaz a equalização que tiver sido feita através do equalizador interno Sonitus de uma versão anterior à X1.

Esta era uma das minhas maiores preocupações ao migrar repentinamente da versão 8.5 para a X1. Eu estava no meio de um trabalho "pesado" de trilhas sonoras para filme iniciado na versão 8.5. Ainda tentei concluí-lo na 8.5, só que eu já havia instalado a X1. E, obviamente, a nova versão ficava me chamando. Não resisti e abri todas as músicas do filme no X1 e salvei-as com outros nomes para não perder os arquivos originais. Como eu estava utilizando demasiadamente os equalizadores internos Sonitus de cada pista do Sonar 8.5, o primeiro teste que fiz foi verificar se as equalizações seriam importadas para o Pro Channel do X1. As regulagens foram conservadas, mas nada aparecia no gráfico do equalizador Pro Channel. Quando eu precisava retocar uma ou outra faixa de frequência, a equalização desandava.

Parti para a investigação e conferi que ao abrir um projeto pré-X1 que tenha o equalizador Sonitus interno em uma pista, o módulo de equalização do Pro Channel abre desligado, embora conserve os parâmetros de equalização do Sonitus. Existem duas formas de resolver o problema: para continuar utilizando o Sonitus, clica-se duas vezes no gráfico do equalizador do Pro Channel, e assim o velho Sonitus aparece. Para trocar definitivamente o Sonitus interno de cada pista pelo Pro Channel clica-se no Ctrl + Equalize Enable/Disable (pequeno botão à direita do equalizador do Pro Channel). Outra aletrnativa é clicar com o botão direito do mouse sobre o pequeno gráfico do equalizador do Pro Channel e escolher Discard the Sonitus Eq and switch to Gloss Eq (descartar o equalizador Sonitus e trocar para o equalizador Pro Channel). Assim, este equalizador passa a ser o ativo da pista.

Teste os presets disponibilizados pela Cakewalk no Pro Channel clicando no ícone Load Preset (à direita do nome do preset). Estes podem servir como ponto de partida para que você entenda as possibilidades de combinação dos três efeitos disponíveis. O Master Bus Compression Light (compressão leve) é muito eficiente para ser utilizado no barramento Master de seu projeto. Edite o preset caso necessário e salve-o com um novo nome.

Dicas

1. O X1 já tem um update disponível, mas cuidado: confira no site da Cakewalk se o mesmo é compatível com a placa de áudio que você utiliza.

2. Atalhos importantes:

- Show AudioSnap palette (mostrar as opções do editor que possuem quantizador de áudio) - a
- Open Quantize dialog (abrir a janela do quantizador) - q
- Track Arm for selected track (armar a pista selecionada para gravar) - Alt + r
- Solo/unsolo current track (solar ou desmarcar o solo da pista) - Alt + s
- Select current track (selecionar a pista atual) - Shift + s
- Mute clip (mutar a pista atual) - k
- Markers view (abrir a janela dos marcadores) - Alt + Shift + 4
- Tempo view (abrir a janela do andamento) - Alt + Shift + 5
- Meter/Key view (abrir a janela do compasso e tonalidade) - Alt + Shift + 6

No próximo mês, mais novidades do Sonar X1.

Boas gravações e sequenciamentos.

Um comentário:

  1. Cara to só esperando uma atualização do X1 para arrumar as paletas do audio snap que não quantiza de jeito nehum, me apaixonei pelo programa mas para min não da sem as paletas funcionando.

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