sexta-feira, 18 de março de 2011

Recado aos queridos amigos de profissão: By DJ Leandro Oliveira

Na verdade ao longo da minha vida convivendo com DJs na vida real e aqui na comunidade cheguei a conclusão de que DJ é um dos bichos mais bobos que existe (até eu as vezes), portanto segue aqui alguns conselhos pra visar melhor a nós mesmos:

1- Se voce tocou lá na Santa Ceia de Garrard e mixer Polyvox isso não te faz melhor que ninguém.

2- Se voce é um retardado que acha que DJ bom é aquele toca de vinil está na hora de mudar seus conceitos, o vinil já passou e só quem gosta muito deles que ainda os tem, mas o fato de saber tocar com 12" não te faz melhor que os outros.

3- É muita exigencia querer que os DJs mais jovens que pegaram a época negra do vinil , gostem ou tenham interesse em trabalhar com essa midia em extinção.

4- Nada disso serve pra medir o quanto voce é bom como DJ, o que serve muito mais de parametro são seu gosto musical, sua cultura, sua educação, boa dicção e saber se portar em locais publicos, já se foi o tempo em que o publico te vaiava por trepar mixagens.

5- Também não é o fato de estar tocando em algum lugar, nem o fato de ser residente que te faz ser um ótimo DJ, isso em muitos casos mostra apenas que voce é um cara bem relacionado, tem amigos no meio ou que ainda saiba fazer um bom marketing pessoal.

6- Deixe de lado os preconceitos bestas, o teu amigo do lado não é menos DJ que voce só porque toca com Notebook e Traktor, aliás, a maioria que fala mal é porque não deve conseguir nem ligar direito um computador.

7- Pare de criticar os DJs que tocam por 50, 100 reais, cuide da sua vida e do seu cache, afinal lá no inicio quase 90% de nós ou tocou de graça em algum lugar ou tocou em troca de merreca e cá pra nós, o pobre também tem direito de ter um DJ na festa dele.

8-Pare de criticar seus amigos que tocam funk, pagode e outros ritmos diferentes, ninguém é obrigado a tocar house, tech, techno, todos precisam pagar suas contas e sinceramente é necessário que DJs toquem esses ritmos, imagine se todo mundo tocasse a mesma coisa???

9- Estudem, aprendam a lidar com o publico, falar com as pessoas, quando eu comecei DJ tinha fama de burro, de pessoa com pouco estudo, muitos falavam Red Frag, hoje em dia vejo que isso melhorou um pouco, mas ainda está longe do ideal.

10- O fato de ter tocado por 30 anos, 40 anos também não te faz melhor que o cara que começou ontem, pode te fazer mais experienteem coisas que ja passaram, mas jamais superior até porque os tempos são outros.

11- Legal mesmo é ser humilde, posar de fodão, de TOP DJ, de DJ bem sucedido e endinheirado é besteira, se voce ta bem mesmo, guarde isso pra voce, a inveja mata e o mundo da voltas, a gente vai passando e tudo vai ficar por aí, amanhã voce pode estar na merda dependendo das mesmas pessoas que humilhou ou execrou.

12- Também acho que não é feio chegar na galera mais jovem e pedir explicação a cerca das novas tecnologias, ou correr atrás de se atualizar, feio é achar que já sabe tudo e que só no passado é que tudo prestava.

13- O fato de dominar todas as tecnologias atuais, saber produzir, saber o playlist do Beatport todo mes ou tocar um som ultra mega diferente também não te faz melhor do que ninguem.


Enfim, todos esses pontos citados por mim aqui são as coisas que na minha opinião ainda fodem de fato a nossa profissão e que impedem que a nossa classe seja unida, sei que muitos irão discordar, outros concordarão, mas enfim, é o que eu penso.

Deixando claro que esse tópico não é direcionado a ninguem e eu mesmo me enquadro em alguns desses pontos aí, é só pra galera ler e refletir mesmo.

Se voce não se identificar passe a diante...

A vida e a profissão de DJ não é uma competição, todos estamos aqui pra ganhar nossa grana e não pra competirmos uns com os outros pra ver quem é o melhor.

Texto gentilmente cedido por DJ Leandro Oliveira

3 comentários:

  1. Poderia mudar o título desse post para "13 passos para ser um dj de verdade!". Meus sinceros parabéns ao autor! Gde abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao autor, mandou muito bem! Há algum tempo tenho usado esses pensamentos, mas há muito mas tempo tive dessas bobeiras também, mas hoje toco de lap top, como só arrumei espaço em casas de eventos normalmente toco de tudo...aprendi a respeitar o profissional pela dedicação ao que faz! E isso realmente me faz muito bem, infelizmente tenho amigos que ainda pensam de forma equivocada e são de excluir aqueles qua não envolvidos no mundo top deles e aí dificultam para nós que acabamos por ser humildes. Eu tentei aprender as técnicas de produção e os caras que já a detinham dificultavam as coisas, já que nem todas as manhas estão no google! Enfim, espero que a profissão Dj seja valorizada e que os profissionais estejam mais espertos a essas situações! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Além disso, costumo dizer que um possível potencial profissional, não pode ser medido unica e exclusivamente pelo equipamento usado. Há muito mais coisas que envolvem um bom dj profissional.

    Como exemplo posso simplesmente citar a "noção de pista" que cada profissional tem.

    Picuinhas e babaquices a parte, eu tbm concordo em g~enero,número e grau com o autor.

    Anderson Santos DJ

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar e expor sua opinião.Volte sempre e nos ajude a ajudar!